Marketing Multinível: O que é? Como funciona? É pirâmide?
O mundo está em permanente mudança, isso não é novidade para ninguém. E o Marketing Multinível é um bom exemplo disso.
Ainda que não seja uma novidade, propriamente, dita, esse modelo de negócio ganhou grande atenção muito recentemente.
Você se recorda e quando ouviu falar sobre o assunto pela primeira vez?
Pois bem, não deve fazer tanto tempo assim. Porque ainda que praticado há um tempo, não é muito bem compreendido e até confundido com pirâmide.
Mas será que você entende exatamente do que se trata? O que é e como funciona?
Marketing multinível é um modelo de negócios criados há muitas décadas nos Estados Unidos. Dele pode-se tirar muitas lições, outros modelos e há até mesmo quem enxergue uma forma de explorar negativamente pessoas desavisadas.
Você já ouviu falar sobre pirâmides financeiras? Agora, o cerne da questão é: marketing multinível é sinônimo de pirâmide? Veja abaixo tudo o que precisa saber sobre o assunto.
O bêabá do MMN
Se por um lado, conhecemos desde sempre o marketing mononível, aquele em que o vendedor oferece o produto para o comprador e pela venda garante um percentual. É a relação direta, um por um!
Já no marketing multinível a ideia é a criação de uma rede, portanto, além de estar empenhado nas vendas diretas, o vendedor tem como foco secundário a criação de uma equipe de vendas para propagar a marca, divulgar o produto e assim conseguir melhores resultados.
Assim, quanto maior a rede, maior o faturamento e maiores os ganhos. É a materialização da escala do poder de vendas. Agora imagine tudo isso potencializado com a escalabilidade da internet? Interessante, né?
A associação ao formato pirâmide não é à toa. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Imagine que no topo do desenho está o início de tudo e quem vem entrando posteriormente vai encorpando e formando a base. Logo, quem entrou antes fica mais para o topo e ocupa um espaço menor, de privilégio.
Financeiramente falando, quem entrou no início tem mais vantagens, exatamente porque leva de cada um que entra depois uma parte do investimento necessário para fazer parte do negócio. Mas sempre haverá possibilidades de ganhos, para todos.
A natureza desse formato funciona por indicação, um indivíduo convoca outros, cada um deles convoca novos e assim por diante. Por isso é tão fácil confundir marketing multinível com pirâmides.
Mas alguns detalhes podem fazer a diferença entre ter um meio de renda bastante interessante ou cair num golpe.
Quando a criação da pirâmide é o único objetivo do negócio, obviamente uma hora o formato se esgota. Nesse momento que vem à tona todos os problemas. Mas como assim o único objetivo?
É assim que grandes golpes vêm sendo construídos com esse formato, nem sempre há produtos ou serviços envolvidos no negócio. Esse é um ponto crítico.
Não que pelo fato de ter produto ou serviço sendo negociado podemos apontar como um negócio sustentável. Isso não afasta a possibilidade de se tratar de um esquema pirâmide. Porém, alguns detalhes devem ser observados para que a correta identificação seja feita.
Mais adiante você terá acesso a recursos para realizar tal análise e não correr o risco de ser enganado por aí.
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O que aprender com marketing multinível que ninguém pode ensinar
A melhor lição a ser aprendida com marketing multinível é a força e o poder de venda. Por que fazer o trabalho de formiga solitária se uma equipe de vendas motivada vai trazer excelentes resultados? Resultados maiores cada vez com menores esforços.
Uma característica bastante presente nesse formato de negócio é a independência, já que os vendedores – afinal, todos somos o tempo todo e no marketing multinível é condição sine qua non* – são agentes autônomos. *indispensável, essencial.
Os laços são fortalecidos por conta dos investimentos e/ou pagamentos, o que interessa de verdade é que grandes volumes de vendas sejam realizados.
Se o grande motor do marketing multinível é a escala, a força de vendas, qual é a causa disso? É algo bastante simples de descobrir, vendas representam comissão. E nada motiva mais um vendedor que, cada vez mais, aumentar suas comissões, cada dia que passa ganhar mais dinheiro. Tenha um bom acordo comercial e terá um vendedor motivado.
Quem não busca por boas oportunidades, por grandes ganhos?
E tudo isso dependendo, exclusivamente, de quem se esforça pelo resultado. Lembre-se que a grande sacada do marketing multinível é dar duas possibilidades de ganhos em uma única atividade.
Tanto a venda em si resulta em comissão, como o recrutamento de novos vendedores também pode resultar em dinheiro no bolso do vendedor, tudo depende dos detalhes de cada negócio.
Muitos outros incentivos podem ser incluídos no modelo marketing multinível, que é de fato um modelo que tem o céu como limite. São muitas possibilidades, é um modelo facilmente ajustável.
Recrutar pessoas no Multinível
Trabalhar com marketing multinível é trabalhar em equipe, em rede. Logo, não há como se falar em multinível sem falar em indicações e recrutamento de pessoas engajadas para formação de grupos de vendas.
E se você deseja construir uma grande rede, que seja sólida, estável e que cresça ao longo do tempo, você deverá dominar a arte de recrutar pessoas em marketing multinível. Isso é fato!
Mas você sabia que já é possível fazer isso de forma automática pela internet?
Dessa forma, seu esforço será quase nada para recrutar essa pessoa para sua equipe de trabalho. Legal, né?
Então, se você não tem um grande clico de amigos ou parentes interessados em seu negócio ou não tem a menor aptidão em vender o seu peixe, o ideal mesmo é criar o seu negócio online de recrutamento 24h.
Além de ser uma forma de fazer seu negócio crescer, uma vez que quanto mais pessoas forem recrutadas, maior sua organização fica, o recrutamento é também uma forma de “seleção natural” de líderes, pois assim como em tudo na vida, a todo momento existem pessoas iniciando uma nova atividade, um novo trabalho, um novo plano B, assim como existem pessoas desistindo dessas mesmas coisas.
Assim, ao recrutar pessoas novas, sua organização compensa a natural taxa de abandono, garantindo o crescimento ao longo do tempo. Portanto, use o A diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide
Não!
Você já aprendeu até aqui que marketing multinível é o formato de potencialização da força de vendas. E que nesse formato é possível haver negócios vazios. Isto é, quando não há produto ou serviço sendo negociado há o esquema de pirâmide que é finito, certo?
Quando você se deparar com uma situação como essa, estará diante de um esquema pirâmide. Pirâmide nada mais é que um esquema baseado em marketing multinível montado com o intuito de ludibriar as pessoas que entrarem nele.
Os esquemas de pirâmide que são criados com a finalidade de enganar tem uma característica, em geral, em comum: possuem custo para quem pretende entrar no negócio. Dessa forma é possível identificar e diferenciar um esquema de pirâmide de um negócio de marketing multinível.
Não confundir com investimentos iniciais do modelo marketing multinível.
A grande diferença entre ambos é essa, enquanto no marketing multinível existe um desenho e objetivos a serem alcançados, no esquema de pirâmide o principal objetivo de golpistas é arrancar dinheiro de pessoas desavisadas.
Por isso é importante não desligar o “desconfiômetro” nunca. Muita gente já perdeu tudo com esse tipo de golpe. Caso o convide para negócios com produtos sem valor comercial ou por onde você poderá obter lucro simplesmente indicando novos participantes, fuja. É por aí que o golpe é dado.
Nesses casos quem lucra? Apenas as pessoas que estão no topo da pirâmide. O mais conhecido como “esperto da vez”. É possível se safar desse tipo de esquema? Sim, além de manter o desconfiômetro ligado – o que é sempre bom reforçar, faça pesquisas e pergunte para quem não está disposto a enganá-lo.
É bom verificar sobre a empresa, sobre os sócios e até saber mais sobre quem veio até você com uma aparente oferta imperdível. De onde vem, para onde vai, o que pretende.
Portanto, não confunda marketing multinível com pirâmide e seja mais esperto que aquele que um dia pretendeu passar-lhe a perna.
Marketing Multinível empresas: as 5 melhores para se trabalhar no Brasil:
1 – Marketing Multinível AMWAY (GRUPO ALTICOR)
2 – Marketing Multinível HERBALIFE
3 – Marketing Multinível MARY KAY
4 – Marketing Multinível HINODE
5 – Marketing Multinível POLISHOP
Marketing Multinível vale a pena?
Numa comparação simples, questionar-se sobre a validade de entrar ou não em um negócio que utiliza o marketing multinível como modelo, é como refletir sobre a validade de assumir o compromisso com uma franquia – com a enorme vantagem de ter inicialmente um investimento muito menor, isso quando existe.
Isso porque grandes empresas e negócios se baseiam no modelo multinível para expansão de sua rede. Cosméticos e utensílios domésticos são exemplos que surgem naturalmente em sua lembrança ao conhecer detalhadamente o modelo marketing multinível.
Mas hoje em dia é difícil não encontrar um nicho de mercado que não se utilize desse modelo.
Para quem pretende encarar o desafio e entrar em um negócio como esse é importante fazer uma reflexão básica sobre suas habilidades em vendas e persuasão.
Claro que, como um novo negócio a ser desenvolvido, pode ,em um primeiro momento, ocupar um tempo parcial. Ou seja, pode ser levado como segunda atividade. Assim é possível fazer ajustes e superar as dificuldades iniciais sem grandes pressões.
Inclusive é o mais indicado: não sabe como funciona? Tem ressalvas ou não possui experiência? Vá com calma, tente aprender e vá sentindo o terreno aos poucos e logo estará em um bom ritmo e dando conta do recado.
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