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O Que É Pinterest? Como Gerar Tráfego Com Ele!

Escrito por Carlos

O Que É Pinterest? Como Gerar Tráfego Com a Ajuda Dele!

Aqui você saberá o que é o Pinterest e como fazer para deixar o seu perfil ideal para gerar bastante tráfego para o seu site, blog, rede social, etc.

Sempre que pensamos em conseguir tráfego ou visitas para o nosso blog, a primeira coisa que vem à cabeça é o Google, Facebook, E-mail Marketing, Anúncios pagos.

Mas já passou pela sua cabeça que o Pinterest pode ser uma fonte inesgotável de tráfego para o seu blog? 

Tá duvidando? Então confere só…

Para muitos usuários e profissionais, o Pinterest resume-se apenas na definição citada acima, conforme o wikipedia. 

Mas vá por mim, a partir de hoje, a rede social dos “Pin’s” irá mudar a sua maneira de enxergar essa jovem rede social.

O Pinterest é interessante por vários motivos. 

Não apenas porque já tem mais de 300 milhões de usuários mensais

Mas também, porque o público que o utiliza é muito apaixonado e altamente participativo nessa rede social.

Em virtude disso, é bom sair na frente e começar a fazer essa rede social trabalhar no sentido de atrair muitas visitas para seu blog. 

E já como sabemos bem, tráfego significa a possibilidade de realizar bons negócios no marketing digital.

Acredito que em seu blog, site e redes sociais você está frequentemente oferecendo soluções aos problemas das pessoas, certo? 

Mas para a solução ser notada, é preciso ser vista.

E o Pinterest não apenas mostrará a sua loja, como também levará esse público até ela.

Vamos adiante…

Mas antes de seguir adiante, o que é o Pinterest mesmo?

Em uma definição bem literal, o Pinterest é usado para carregar, guardar, classificar e gerenciar imagens, conhecidas como “pins“, e outros conteúdos multimédias como vídeos, por exemplo, colocando-os em coleções conhecidas como “pinboards“.

Os pins são classificados em categorias, como natureza, lojas, moda, eletrônicos e entre outros.

Os usuários também podem compartilhar os conteúdos que lhe agradam para que possam ser mostrados na sua página pessoal.

O Pinterest permite que você use recursos visuais como fotos ou infográficos como um tipo de moeda social por si só – ganhando likes e “repins”, o equivalente a compartilhamentos.

Você pode facilmente postar imagens de outros sites na sua conta do Pinterest usando o botão “Pin it”, ou você pode simplesmente navegar na plataforma do Pinterest para descobrir, curtir ou “repassar” o conteúdo que outras pessoas já postaram.

Esse aspecto visual do site é uma das razões pelas quais ele atrai o interesse de muitas empresas (varejistas, fotógrafos e designers…) que o utilizam como um portfólio ou catálogo de seus produtos.

Você já otimizou seu perfil do Pinterest?

Vamos começar pelo começo…

Primeiramente, é bom criar condições favoráveis para que você seja encontrado pelos usuários e pelo nosso querido google.

Por exemplo, eu utilizo o mesmo nome de usuário em todas as minhas contas das redes sociais. Pelo menos, tento fazer com que me encontrem com facilidade em todos os lugares.

Isso também se aplica a sua imagem de perfil utilizada. Desse modo, você fará com que o usuário reconheça sua marca ou conta mais rapidamente.

Com o Pinterest não é diferente! Além do nome de usuário e foto de perfil, não esqueça do nicho ou área que você deseja explorar. Ou seja, tenha foco!

Se o seu blog fala sobre Ganhar Dinheiro na internet, que é o caso do https://tomaisrico.com.br/, você não pode criar posts (no caso, Pins) falando sobre emagrecimento, moda ou adestramento de animais em seu pinterest, ok?

Não esqueça que seu Pinterest gerará tráfego para o seu blog. Sendo assim, o conteúdo precisa manter uma certa comunicação nos dois locais.

Ou seja, o usuário precisa encontrar similaridade entre o perfil Pinterest e o blog.

Outra coisa bastante importante é tornar seu perfil um perfil corporativo. Pois a autoridade será bem mais reconhecida do que sendo apenas uma conta pessoal.

Além do mais, uma conta corporativa permite a verificação de sua conta. Que, em suma, serve para confirmar que o seu perfil pertence a sua empresa ou negócio.

E essa confirmação te dará acesso a métricas muito importantes tipo: impressões, engajamentos, cliques no link…Ou seja, o incrível mundo do Pinterest analytics estará em suas mãos.

Como gerar Tráfego com o Pinterest?

1 - Imagens com SEO

Quando for “criar um pin” no Pinterest não esqueça de criar um título e contar um pouco sobre o que é o seu pin.

Com isso, você estará otimizando sua imagem e tornando-a mais fácil de ser encontrada.

Essa descrição na imagem chamamos de SEO de alt tag. Que nada mais é do que a descrição que será lida pelos restreadores/robôs de busca quando a página for indexada.

Com isso, nunca esqueça de otimizar suas imagens com uma breve descrição contendo a palavra-chave relevante de sua postagem.

2 -Redirecione seus visitantes ao seu blog ou rede social (Nunca Esqueça!)

Bem, aqui estamos falando sobre gerar mais tráfego para seu blog por meio Pinterest, certo? Logo, esse redirecionamento é a cereja do bolo.

Não podemos esquecer jamais!

Sempre que você for criar um novo pin na rede social, não esqueça de preencher no campo “Adicionar um link destino” o endereço do seu blog.

Pois esse detalhe é o que fará as visitas aumentarem bastante.

3 - Poste as imagens na vertical

Grande parte de suas visitas são realizadas por meio de smartphones.

Sendo assim, a experiência será bem mais prazerosa para o usuário visualizando suas imagens na vertical.

Além do mais, a imagem na vertical permite a inclusão de mais informações e caracteres.

Fazendo com que sua mensagem seja transmitida e entendida da melhor forma possível.

4 - Seja um postador frequente no Pinterest

As vantagens de ser um postador frequente é ser visto e identificado pelo algoritmo do Pinterest. E também, pelo leitor.

O algoritmo do Pinterest certamente levará em conta se você estiver ativo frequentemente na rede social.

Tanto postando ou salvando pins, bem como seguindo outros usuários.

Desse modo, passe de 10 a 15 minutos interagindo na rede social por dia, ok?

Mas tenha um pouco de cuidado para que essa interação não seja muito exagerada e confundida pelo Pinterest como Spam.

Ou seja, tenha moderação!

mapa das vendas rapidas
O que você faria com este saldo mensal?

5 - Seja criativo ao escrever sobre os PIN's do Pinterest

No pin é possível que você faça uma pequena descrição sobre a imagem postada.

De tal forma que o usuário possa identificar e entender o que poderá encontrar ali.

Sendo assim, escreva algo resumido e fácil de entender. Convide seu leitor para ler mais sobre o assunto em seu blog.

Mas não esqueça de incluir a palavra-chave e hashtags (#) se você achar conveniente.

Ponha na sua cabeça, o nosso foco é tráfego. Portanto, tudo é válido se for com essa finalidade.

6 - Explore a imagem com textos

No pinterest a máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras” não funciona tão bem assim.

Se você quer mesmo chamar a atenção dos usuários, precisa ralar um pouco.

Os textos em suas imagens ajudarão aos usuários a identificarem o conteúdo que irão encontrar. 

Bem como, dependendo da criatividade do texto, será uma forma chamativa de fazer a pessoa clicar em seu pin, salvar ou compartilhar nas redes sociais.

Mas se você tiver alguma dificuldade em editar suas imagens, poderá fazer isso de forma simples e rápida por meio do Canva.

Eu utilizo e recomendo!

7 - Permita que as pessoas salvem as imagens em seu Blog

Essa é bem simples de fazer.

Nada melhor do que ter seu conteúdo compartilhado, não é mesmo?

Então, se você quer tráfego no Pinterest, estimular o compartilhamento do seu conteúdo é essencial.

Sendo assim, uma das formas mais interessantes de fazer isso é adicionando um botão Salvar no seu blog ou conteúdo!

8 - Use e abuse da cores no Pinterest

O Pinterest é uma rede social totalmente visual.

Desse modo, o uso das cores são de grande importância para chamar a atenção das pessoas.

Explore as cores fortes em suas publicações, mas sempre fazendo correlação com o conteúdo que está sendo postado.

O visual é tudo nas redes sociais. E os usuários dão bastante importância a isso.

Caso você tenha alguma dificuldade nesse assunto, pesquise sobre a psicologia das cores.

9 - Siga pessoas e marcas influentes

Não apenas no Pinterest, mas em todas as redes sociais.

O simples fato de seguirmos outros usuários, já temos grande chances se sermos seguidos por eles de volta.

Isso ocorre diariamente em todas as redes sociais.

As pessoas adotam bastante o princípio da reciprocidade e gratidão.

Logo, seguir pessoas e empresas influentes no Pinterest, bem como compartilhar seus conteúdos, fará você trair mais seguidores para o seu perfil.

Sendo assim, quando o Pinterest lhe sugerir perfis semelhantes ao seu, não deixe de interagir eles.

Os seus resultados irão melhorar bastante.

Por isso, ponha em prática e cresça nessa rede social.

10 - Execute todas essas dicas e cresça no Pinterest

Com todas essas informações ditas aqui, acredito que você está bem mais preparado para bombar de visitantes em seu blog.

Aplique todas essas dicas e comprove os crescentes resultados que ocorrerão tanto sem seu Pinterest, assim como em seu blog.

Por fim, não esqueça de sempre conferir suas métricas por meio do Pinterest Analytics.

Pois elas te orientarão no entendimento do crescimento de seu perfil, assim como no engajamento se suas publicações e conhecimento de seu público-alvo.

Deixe-me bem feliz e motivado com o seu comentário logo abaixo.

Forte Abraço.

Carlos Sobreira

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4 Comentários

  • Artigo super valioso e preciso. Super válido para entender a ferramenta e super gostei das dicas.
    👏👏👏

    1. Carlos Sobreira disse:

      Olá, Júnior Torres!Tudo bem? O Pinterest vai muito além do que apenas um painel de fotos. Fico muito feliz por ter gostado do artigo. Se precisa de algo, estarei aqui! Abraço Forte!

  • Ricardo Almeida disse:

    Sempre gostei muito do pintereste, mas esse arquivo ajudou bastante para usar de uma melhor forma essa ferramenta fenômenal.

    1. Carlos Sobreira disse:

      Olá, Ricardo! Fico feliz por ter gostando. Caso queira saber mais, entre em contato comigo pelo WhatsApp. Abraço forte!

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